Musica
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Resenha
A luta originou-se de antigas manifestações da cultura humana, sendo mundialmente difundida e apresentando em cada região, diferentes praticas técnicas e concepções, que passaram a fazer parte do processo educacional e esportivo. Essas relações corporais dos homens e, tendo em vista à abrangência de disseminação, faz-se objeto de estudo da Educação Física e da preparação dos seus profissionais.
A busca por serviços relacionados ás atividades motoras típicas das lutas/artes marciais, tem ocorrido no ambiente escolar e não escolar (academia, clubes e condomínios), o que possibilita o desenvolvimento de projetos de pesquisa em universidades e federações, as quais tem buscado o auxílio de pesquisadores para aumentar o entendimento sobre: adesão, avaliação, preparação física, aprendizagem das técnicas específicas de luta e artes marciais.
A incorporação do estudo no ensino superior em educação física tem relevância em dois aspectos: licenciatura (formação de professores) e graduação (bacharelado) em educação física e esporte. Nesse sentido a formação deve incorporar itens como; definição, classificações, historia, cronologia e desenvolvimento da luta na escola. Na graduação de educação física e esporte, visões sobre lesões desportivas, aspectos de perda de peso, psicológicos, competições dessas atividades, tópicos de preparação física e entre outros.
A maior parte dos docentes dessa disciplina deve ter contato com lutas na qualidade prática, diminuindo o problema de domínio de conhecimentos específicos para passar aos acadêmicos. Deve se, porém, ter o cuidado de não direcionar a disciplina para uma única modalidade de luta. O importante é que o estudante utiliza a luta de artes marciais como estratégia para atingir o objetivo de cem programas de educação física ao invés um único estilo com técnicas específicas durante a sua graduação. A vivência pratica das lutas de artes marciais devem ser com supervisão. O objetivo é ensinar ao aluno a intervenção junto ao cliente/aluno, mostrando o objetivo da educação física, como por exemplo:
- pratica de uma luta de domínio
- realizações de chutes e socos compreendendo os mecanismos de percepção, velocidade, força dos socos e chutes.
- acompanhamento de aulas que envolvam o uso de habilidades motoras típicas de lutas/artes marciais.
- elaboração e participação em uma aula de condicionamento cardiovascular.
Os autores relatam que não se pode assumir a prática isolada de poucas modalidades para o desenvolvimento da disciplina na universidade. Os alunos do curso de educação física devem aprender os conceitos, procedimentos e atitudes que auxiliem observar, avaliar e analisar esse tipo de prática corporal, de modo a aprender os processos de sua aprendizagem.
CRITICA
Existe pouco conhecimento em relação às lutas e artes marciais. Todas as modalidades na graduação não são vistas com profundidade, cabe ao aluno melhorar o seu conhecimento na sua área de atuação. O objetivo da graduação é apenas mostrar todas as técnicas de lutas marciais entre outras modalidades para conhecimento do aluno, ficando ao seu critério aprofundar-se no assunto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário